Casas pré-fabricadas de madeira e de concreto

onde encontrar uma casa de madeira

As casas pré-fabricadas são uma alternativa interessante para quem quer ter uma construção rápida e de excelente qualidade.

Há dois tipos de casas pré-fabricadas: as de madeira e as de concreto. A forma de construção de ambas é bem diferente, mas a qualidade é semelhante e superior até do que as residências convencionais.

As casas pré-fabricadas de madeira são montadas e encaixadas placa por placa, começando pelo chão, encaixando as paredes e por fim o teto. Os banheiros, parte da cozinha e área de serviço são construídas em concreto comum, que por serem áreas úmidas, com o tempo podem danificar a madeira.

As casas pré-fabricadas de concreto são feitas construindo primeiro as colunas em concreto armado comum e depois encaixando as paredes modulares que possuem ranhuras para encaixe. Tanto as casas em madeira como em concreto, necessitam de janelas e portas especiais para esse tipo de construção. O telhado é construído do mesmo jeito que de construções convencionais.

As casas de madeira pré-fabricadas são comuns no interior de São Paulo, Minas e Paraná, por que esses estados possuem mais regiões montanhosas e frias, e casas de madeira ajudam a aquecer. Elas também são encontradas em regiões litorâneas onde há muitos ventos e a temperatura é mais amena.

As casas de concreto não são muito comuns como construções residenciais, mas sim como construções industriais ou pequenos apartamentos. Atualmente a construção civil vem se utilizando de módulos pré-fabricados de concreto para construir rapidamente galpões de empresas e outros comércios nas grandes cidades.