Idade do mutuário compromete o valor e o prazo do financiamento imobiliário

Segundo a legislação brasileira, a idade limite para pagamento da última parcela de um financiamento imobiliário é de 80 anos e seis meses. Isso significa que o prazo diminui progressivamente para candidatos com mais de 45 anos e seis meses de idade. Ao mesmo tempo, a taxa do seguro contra morte e invalidez do mutuário, que quita o saldo devedor ou sua fração na propriedade, se houver mais de um comprador, aumenta com a idade na maioria dos bancos.

Com o encarecimento do seguro e a redução do prazo de financiamento, o valor das prestações aumenta. Isso acaba dificultando o enquadramento dos ganhos do interessado nos limites de comprometimento de renda fixados pelos bancos. É importante fazer o financiamento num banco que não reajuste o seguro ao longo do contrato, por exemplo, como explicam as imobiliárias, para diluir o custo por um prazo maior.

Um dos principais fatores no processo de financiamento de uma casa é o prazo do financiamento, ou seja, a quantidade de meses ou anos que você deverá fazer o pagamento das prestações até a quitação da dívida junto ao banco. Por isso, é fundamental analisar com cuidado as implicações que ele terá no valor final que você pelo imóvel financiado.

urbs imobiliaria de goiania