Trawler, um tipo de embarcação que ainda é bastante usado

De acordo com a Wikipéia, trawler é uma embarcação projetada para ser confortável, segura, prática e bastante robusta. É baseado no estilo de barco pesqueiro a motor e destinada para os fins de pesca desportiva.

Esse tipo de barco não é tão veloz. Entretanto, seu casco é deslocante ou semi-deslocante, permitindo uma navegação tranquila, mesmo em mares revoltos. São capazes de fazer longos percursos com baixo consumo de combustível.

http://www.oestemarine.com.br/barcos-de-aluminio

O trawler também pode ser utilizado pra viagens longas por serem capazes de serem transformados em casas, com o mesmo conforto, pois foram criadas para essa finalidade no século passado, por marinheiros que estavam cansados de viagens curtas.

Há algum tempo atrás, o Brasil possuía poucos estaleiros com experiência para esse tipo de projeto, mas com a entrada de estaleiros internacionais no mercado brasileiro, a fabricação desse tipo de embarcação aumentou bastante. Com um custo ainda muito elevado o comércio é bastante limitado. Um modelo desse tipo custa entre R$ 1,25 milhão e R$ 3,85 milhões, dependendo do tamanho do trawler.